5 de agosto de 2010

Feira Literária Internacional de Paraty

                      

Paraty, Turismo e Ecologiaflip

Programação 2010 - Casa da Cultura 

Fechada a programação da Casa da Cultura

Como acontece todo ano, a Casa da Cultura de Paraty oferece, dentro da Flip, uma programação alternativa com eventos que não se restringem aos formatos da Tenda dos Autores.
Gilberto Freyre, o grande homenageado da Festa, será tema de discussão numa mesa com os historiadores Peter Burke, Joaquim Falcão e Rosa Maria Araújo. Além disso, a Global Editora chamou o ator Dan Stulbach para ler trechos de um livro inédito de memórias de Freyre, De Menino a Homem, que será lançado na ocasião.
O peruano Julio Villanueva Chang, mestre convidado para a Oficina Literária, vai falar de seu trabalho à frente da Etiqueta Negra, revista cultural que vem se tornando uma referência para o novo jornalismo literário. Já o escritor William Gordon, vai conversar com o público sobre seu livro O Anão, que acaba de ser traduzido para o português.
Os documentários Gilberto Freyre: o Cabral moderno, realizado pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos, e Dias de Caiçara, com registros inéditos da música e do estilo de vida dos habitantes praianos, e o filme Ironweed, baseado no livro de William Kennedy, são alguns dos destaques dessa programação.

Jogo de Ideias

Uma das novidades deste ano na Casa da Cultura é o Jogo de Ideias, com curadoria do Itaú Cultural. Consiste numa série de encontros em que um escritor entrevista outro, esse outro entrevista um terceiro, e assim sucessivamente. Para essas “partidas” foram escalados vários “jogadores” do primeiro time das letras: Frei Betto, Cristóvão Tezza, Luiz Ruffato, Benjamin Moser e José Castello, entre outros.
Outra novidade é a exposição de parte da Brasiliana Itaú, valiosa coleção que reúne milhares de livros, documentos históricos e gravuras. Foram selecionadas obras de grandes escritores brasileiros ilustradas por artistas reconhecidos. Entre outros, há Machado de Assis ilustrado por Portinari, Affonso Arinos por Lívio Abramo, Mario de Andrade por Caribé e Jorge Amado por Di Cavalcanti.
Os ingressos para a Flip - Casa da Cultura custam R$ 10 e serão vendidos apenas em Paraty, durante a Flip.

Nenhum comentário:

Get the Flash Player to see this player.