27 de outubro de 2010

VANGUARDA
Um surrealista no tribunal de Mito
Pisa celebra o universo de Miró

A Blue Palace, um show comemorando o grande artista através do fascínio da mãe terra ou constelações, através das viagens da mente. Diga a 110 obras, entre pinturas, esculturas e litografias
Un surrealista alla corte del Mito Pisa celebra l'universo Miró

PISA - De Dafne a Mãe Terra, o "mito" de acordo com o grande surrealista catalão Joan Miró passando por um mundo mágico cheio de figuras grotescas. Não é apenas uma realidade do conto de fadas, povoada por símbolos, siglas, deformação fantástico, sinais miraculosos fortemente sugestivo taquigrafia os elementos da natureza. Um carnaval de caracóis, cobras, insetos, flores e árvores, que faz fronteira com desfile arlequim de aves, estrelas, constelações e cometas. Um show de cores primárias e brilhantes que se movem à vontade na abstração de uma dança cósmica. Diz o grande show pouco "Joan Miró. Os Mitos do Mediterrâneo Palácio hospedado por Blue October 09-23 janeiro, sob os cuidados de Claudia Beltramo Ceppi, em colaboração com Teresa Montaner, curador do Fundació Miró em Barcelona. 
IMAGENS 1
Através de um repertório de cento e dez obras de diferentes técnicas, onde os quadros são acompanhados por desenhos, esculturas, litografias e ilustrações (muitas realizada pela Fundació mesmo Miró), você queira vasculhar a aura de "lendário" na produção de um Miró (1893 - 1983) que marcaram a história da formulação de uma linguagem única e pessoal a partir da adesão ao surrealismo de André Breton, André Masson e filtrada pelo meu círculo de dadaísta de Tristan Tzara. Surrealismo, a Miró, que puxa o inconsciente na tela e não secretas escuridão escuro, mas vislumbra extraordinária de uma memória feliz, alegre e encantador. Só às vezes velada pelo pesadelo de acontecimentos históricos, como a Guerra Civil espanhola ea Segunda Guerra Mundial. 
A exposição, portanto, uma tentativa ambiciosa para cavar o caminho para o fascínio do mito Miro. Isso vale especialmente para o sentimento de pertença à sua terra ancestral, a sua Catalunha, seus valores, seu povo e suas tradições. Montroig meio rural, onde a família Miró era dono de uma fazenda, onde talvez tudo começou quando ele serviu uma longa convalescença de um surto de febre tifóide e um colapso nervoso na idade de dezessete anos. Mas mesmo com a Barcelona, onde nasceu em 1893, a mesma onde Picasso fez sua estréia, quando ele herdou o espírito dos movimentos provocativos de vanguarda que haviam liberado a partir da pintura para representar objetos reconhecíveis. Onde as cores de Matisse e Picasso aos cantos de corte, fomentado pela euforia da amada poesia de Walt Whitman, expressivo de seu surrealismo rebelaram na anarquia. 
E ainda, na região de Tarragona pai ourives, e Palma de Mallorca, terra mãe, herdeiro de uma família de marceneiros, que passará de '56 no estúdio projetado pelo arquiteto Josep Lluis Sert, que hospeda desde 92 museu da casa manteve intacta como o artista deixou sua morte em 25 de dezembro de 1983. A memória do seu país trava nos trabalhos dedicados ao mito de Dafne e Cloé, onde o ambiente bucólico e de sonho melhorar a força eo poder da comunhão entre as pessoas ea terra de origem. Assim como o mito do Minotauro, que ocorre no litografias bonito "L'Eveil géant du" de 1938, e depois retomado em 1970, com a escultura "Taureau de Tête", cuja brutalidade resultando na metáfora da violência cega do homem ao longo dos anos de guerra. 
E 'depois das experiências Segunda Guerra Mundial que Miró dramaticamente técnicas novas cores combinadas com estratégias diferentes, então a formação das primeiras cerâmicas de artigos reciclados, especialmente o uso de uma variedade de materiais. A exposição dá grande ênfase à produção dos anos 60 e 70, quando o formato se torna monumental, tornam-se os temas preferidos da feminilidade e da sexualidade, as cores são reduzidas a uma seqüência de poucos primárias onde o preto torna-se o personagem principal, no entanto, para marcar o violência e do ciclo de vida da natureza, e começar a espiar os efeitos de filtragem para escoltar a intensidade, por vezes dramática, as formas, sob a influência de artistas americanos do New York School. Splendid série de 1970 e Sauvage Arquipélago L'espoir du NavigateUri de 1973 dedicado à sugestão de a viagem como uma fuga para os espaços infinitos da mente.A mulher eo pássaro são os ícones desse panteão. O pássaro se torna a parte de suas estrelas, lunar e solar criatura feroz e fértil. Símbolo do poder enigmático de seus ciclos de vida em contínua transformação. 


Informações úteis - "Joan Miró Mediterrâneo. Os Mitos da", de 9 outubro - 23 janeiro 2011, Blue Palace, Via Pietro Toselli, 29, Pisa. 
Horário: de terça a sexta-feira, 19/10, sábado e domingo, 20/10, segunda-feira fechado
Entrada: € 8,00, € 6,50 reduzida, os grupos de € 6,00, € 4,50 escolas
Sobre a Blue Palace de Arte e Cultura: tel. 050.500197
FONTE: LA.REPUBLICA.IT

Nenhum comentário:

Get the Flash Player to see this player.