29 de outubro de 2010

Biografia do Compositor Alemão
Richard Strauss
11/6/1864, Munique, Alemanha
8/9/1949, Garmisch, Alemanha
Richard Strauss é autor de peças conhecidas como "Assim falou Zaratustra"
"Nunca olhe para os trombones. Você vai encorajá-los!" A advertência é de Richard Strauss, um dos mais importantes e admirados compositores do século 20.
Filho de um trompista da Ópera de Munique, Richard Strauss desde cedo estudou música, começando a compor aos 12 anos. Começou a estudar filosofia em Munique, mas resolveu dedicar-se à regência. Conheceu o maestro Bülow que, entusiasmado com suas composições, convidou-o para ser seu assistente em Meiningen.
Em 1886, Strauss compôs seu primeiro poema sinfônico, "Aus Italien", iniciando então uma bem-sucedida carreira de compositor. Compôs "Don Juan", "Morte e Transfiguração", "Assim falou Zaratustra", "Dom Quixote" e "Uma vida de Herói", todos bem recebidos pelo público. Notabilizou-se também como compositor de lieder, tendo elaborado um grande número dessas canções.
Richard Strauss casou-se com a soprano Pauline d'Ahna em 1894.
Em 1905, estreou sua ópera "Salomé", baseada em texto de Oscar Wilde. Quatro anos depois, estreou "Elektra", com libreto de Hugo Hofmannstahl. Ambas foram grandes sucessos.
Estreou a ópera "Rosenkavalier" em 1911, também em parceria com Hofmannstahl. Além de compositor e regente, Richard Strauss foi um ativo homem de cultura. Dirigiu a Ópera Real de Berlim e, em 1919, foi nomeado diretor da Ópera de Viena, cargo que ocupou durante cinco anos. Criou também o festival de Salzburgo.
Em 1932, Strauss compôs a ópera "Arabela". Nessa época, a Alemanha já era nazista e Strauss acabou se envolvendo com o regime. Aceitou o cargo de presidente da Câmara de Música do Reich, mas foi demitido por Goebels. A acusação foi manter o nome do libretista Stefan Sweig, que era judeu, nos cartazes de divulgação da ópera "A Mulher Silenciosa".
Richard Strauss não foi mais importunado pelos nazistas. Com o tempo foi se recolhendo em sua casa de campo em Garmisch e diminuindo suas atividades.
Strauss regeu pela última vez em 1949, nas comemorações de seu 85oaniversário. Nesse mesmo ano, depois de uma sucessão de problemas cardíacos, faleceu.

27 de outubro de 2010

VANGUARDA
Um surrealista no tribunal de Mito
Pisa celebra o universo de Miró

A Blue Palace, um show comemorando o grande artista através do fascínio da mãe terra ou constelações, através das viagens da mente. Diga a 110 obras, entre pinturas, esculturas e litografias
Un surrealista alla corte del Mito Pisa celebra l'universo Miró

PISA - De Dafne a Mãe Terra, o "mito" de acordo com o grande surrealista catalão Joan Miró passando por um mundo mágico cheio de figuras grotescas. Não é apenas uma realidade do conto de fadas, povoada por símbolos, siglas, deformação fantástico, sinais miraculosos fortemente sugestivo taquigrafia os elementos da natureza. Um carnaval de caracóis, cobras, insetos, flores e árvores, que faz fronteira com desfile arlequim de aves, estrelas, constelações e cometas. Um show de cores primárias e brilhantes que se movem à vontade na abstração de uma dança cósmica. Diz o grande show pouco "Joan Miró. Os Mitos do Mediterrâneo Palácio hospedado por Blue October 09-23 janeiro, sob os cuidados de Claudia Beltramo Ceppi, em colaboração com Teresa Montaner, curador do Fundació Miró em Barcelona. 
IMAGENS 1
Através de um repertório de cento e dez obras de diferentes técnicas, onde os quadros são acompanhados por desenhos, esculturas, litografias e ilustrações (muitas realizada pela Fundació mesmo Miró), você queira vasculhar a aura de "lendário" na produção de um Miró (1893 - 1983) que marcaram a história da formulação de uma linguagem única e pessoal a partir da adesão ao surrealismo de André Breton, André Masson e filtrada pelo meu círculo de dadaísta de Tristan Tzara. Surrealismo, a Miró, que puxa o inconsciente na tela e não secretas escuridão escuro, mas vislumbra extraordinária de uma memória feliz, alegre e encantador. Só às vezes velada pelo pesadelo de acontecimentos históricos, como a Guerra Civil espanhola ea Segunda Guerra Mundial. 
A exposição, portanto, uma tentativa ambiciosa para cavar o caminho para o fascínio do mito Miro. Isso vale especialmente para o sentimento de pertença à sua terra ancestral, a sua Catalunha, seus valores, seu povo e suas tradições. Montroig meio rural, onde a família Miró era dono de uma fazenda, onde talvez tudo começou quando ele serviu uma longa convalescença de um surto de febre tifóide e um colapso nervoso na idade de dezessete anos. Mas mesmo com a Barcelona, onde nasceu em 1893, a mesma onde Picasso fez sua estréia, quando ele herdou o espírito dos movimentos provocativos de vanguarda que haviam liberado a partir da pintura para representar objetos reconhecíveis. Onde as cores de Matisse e Picasso aos cantos de corte, fomentado pela euforia da amada poesia de Walt Whitman, expressivo de seu surrealismo rebelaram na anarquia. 
E ainda, na região de Tarragona pai ourives, e Palma de Mallorca, terra mãe, herdeiro de uma família de marceneiros, que passará de '56 no estúdio projetado pelo arquiteto Josep Lluis Sert, que hospeda desde 92 museu da casa manteve intacta como o artista deixou sua morte em 25 de dezembro de 1983. A memória do seu país trava nos trabalhos dedicados ao mito de Dafne e Cloé, onde o ambiente bucólico e de sonho melhorar a força eo poder da comunhão entre as pessoas ea terra de origem. Assim como o mito do Minotauro, que ocorre no litografias bonito "L'Eveil géant du" de 1938, e depois retomado em 1970, com a escultura "Taureau de Tête", cuja brutalidade resultando na metáfora da violência cega do homem ao longo dos anos de guerra. 
E 'depois das experiências Segunda Guerra Mundial que Miró dramaticamente técnicas novas cores combinadas com estratégias diferentes, então a formação das primeiras cerâmicas de artigos reciclados, especialmente o uso de uma variedade de materiais. A exposição dá grande ênfase à produção dos anos 60 e 70, quando o formato se torna monumental, tornam-se os temas preferidos da feminilidade e da sexualidade, as cores são reduzidas a uma seqüência de poucos primárias onde o preto torna-se o personagem principal, no entanto, para marcar o violência e do ciclo de vida da natureza, e começar a espiar os efeitos de filtragem para escoltar a intensidade, por vezes dramática, as formas, sob a influência de artistas americanos do New York School. Splendid série de 1970 e Sauvage Arquipélago L'espoir du NavigateUri de 1973 dedicado à sugestão de a viagem como uma fuga para os espaços infinitos da mente.A mulher eo pássaro são os ícones desse panteão. O pássaro se torna a parte de suas estrelas, lunar e solar criatura feroz e fértil. Símbolo do poder enigmático de seus ciclos de vida em contínua transformação. 


Informações úteis - "Joan Miró Mediterrâneo. Os Mitos da", de 9 outubro - 23 janeiro 2011, Blue Palace, Via Pietro Toselli, 29, Pisa. 
Horário: de terça a sexta-feira, 19/10, sábado e domingo, 20/10, segunda-feira fechado
Entrada: € 8,00, € 6,50 reduzida, os grupos de € 6,00, € 4,50 escolas
Sobre a Blue Palace de Arte e Cultura: tel. 050.500197
FONTE: LA.REPUBLICA.IT
Biografia do Compositor russo
Ígor Fiódorovitch Stravinski
17/6/1882, Onanienbaum (atual Lemonosov), Rússia
06/4/1971, Nova York, EUA


Igor Stravinsky LOC 32392u.jpg"O Pássaro de Fogo" foi criado em 1910. É um belo poema sinfônico composto por Igor Fiodorovitch Stravinski. Quase cem anos depois, sua música exuberante ainda conquista vastas platéias no mundo todo. Se alguém quiser ouvi-la no cinema, é só assistir a uma das sessões do filme de animação "Fantasia 2000", em que os sons de Stravinski estão associados às mágicas imagens criadas pelos estúdios Disney. Filho de um cantor da Ópera Imperial e de uma pianista, Igor Stravinski começou a estudar música aos nove anos. Estudou direito na Universidade de São Petersburgo, mas nunca chegou a exercer a profissão de jurista. Estudou música com o compositor Rimski-Korsakov, que o apresentou ao coreógrafo Diaghilev, para quem compôs os balés "Pássaro de Fogo" e "Petrushka", em 1910 e 1911, respectivamente. O colorido e o dinamismo das novas composições causaram um vivo impacto no público.
Em 1913, a estréia de "Sagração da Primavera" não obteve o mesmo êxito. Com coreografia de Nijinski, a obra apresentava dissonâncias de difícil assimilação para o público. Sua primeira ópera, "O Rouxinol", foi composta em 1914. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, Stravinski foi para a Suíça, onde compôs "História de um Soldado" e "Ragtime".
Com a Revolução de 1917, Igor Stravinski abandonou a Rússia. Estabeleceu-se na França, apresentando-se como concertista e regente. No começo da década de 1920, casou-se com a atriz Vera de Bosset Soudeikini.
Stravinski passou a compor num particular estilo neoclássico. São dessa época a ópera-oratório "Édipo-Rei", com texto em latim, e o melodrama "Perséfone", com texto de André Gide.
Em 1939, Stravinski foi morar nos Estados Unidos, onde criou muitas composições sob encomenda. Nos anos 1950, adotou as técnicas musicais de Schoenberg e de Anton Von Webern. Criou a cantata Threni, em 1958, e no ano seguinte "Movimentos para piano e orquestra".
Stravinski realizou sua última gravação em 1967, já com a saúde abalada. Morreu em 1971, aos 88 anos.


26 de outubro de 2010

Biografia do Compositor e Maestro Austríaco
Gustav Mahler
7-7-1860, Kalischt, Boêmia (atual Polônia)
18-5-1911, Viena
Apesar de ter sua obra reconhecida apenas nos anos 60, Mahler foi um compositor dos mais importantes. Para isso contribuíram as gravações de Leonard Bernstein, um de seus sucessores à frente da Filarmônica de Nova York, assim como biografias, escritas por Theodor W. Adorno e Otto Klemperer, publicadas na década de 60. A última contribuição para sua redescoberta foi a utilização do Adagietto de sua quinta sinfonia como parte da trilha sonora do filme Morte em Veneza, de Luchino Visconti (1970). A música de Mahler é impregnada de romantismo, mas possui novas tendências. Suas composições seguem a linha de Anton Bruckner e Beethoven. Autor quase exclusivo de lieder e sinfonias, suas canções orquestrais inspiraram-se em textos de Friedrich Rückert (Canções das Crianças Mortas, 1904), em seus próprios versos (Canções de um Viandante, 1885) e em textos extraídos para Des Knaben Wunderhorn(1883). Compôs dez sinfonias, sendo que a última foi completada por Deryck Cooke, um investigador britânico, em 1964. As quatro primeiras sinfonias tinham canções populares para interpretação de solistas ou coro. A quinta, sexta e sétima são instrumentais. A estréia, em 1910, da oitava Sinfonia dos Mil, dirigida por ele mesmo, precisou de dois coros e um terceiro de vozes brancas, oito vozes solistas, órgão e orquestra. Não pôde assistir à estréia de sua nona sinfonia, a que melhor reflete a transição para um novo conceito de música. Mahler foi um apreciado intérprete de obras clássicas. Trabalhando como diretor artístico da Ópera da corte imperial e como diretor da Filarmônica de Nova York, sua atividade caracterizou-se por disciplina, pela construção de um magnífico conjunto coral e por uma direção revolucionária; Mahler trouxe uma nova idade de ouro ao classicismo vienense. Em 1907, abandonou Viena para se instalar em Nova York.

25 de outubro de 2010


Biografia do Compositor polonês
Frederic Chopin
01/03/1810, Zelazowa Wola, Polônia
17/10/1849, Paris, França

Com exceção de algumas poucas peças, Chopin dedicou sua obra ao piano Frederic Chopin era filho do professor francês Nicolas Chopin, que dava aulas de francês e literatura francesa, e da pianista polonesa Justina Krazizanovska. Dez meses após o seu nascimento, a família foi morar em Varsóvia, onde transitava entre os nobres e a burguesia. Chopin teve uma infância culta. Aos seis anos passou a ter um professor de piano, Adalbert Zwini, que lhe apresentou as obras de Bach e Mozart. Seu primeiro concerto público ocorreu quando ele tinha oito anos. Na mesma época viu publicada sua primeira obra, uma polonaise. Prosseguiu conciliando seus estudos no Liceu de Varsóvia com as aulas de piano. 
Em 1825, apresentou-se para o czar Alexandre I. No ano seguinte ingressou no Conservatório de Varsóvia, onde iniciou seus estudos com o compositor Joseph Elsner. 
Em 1830, dias antes de eclodir a Revolução Polonesa contra a ocupação russa, Chopin resolveu deixar Varsóvia e partir para Viena, que vivia sob o regime autoritário de Metternich. Em julho do ano seguinte, Chopin seguiu para Paris, onde logo integrou-se à elite local, passando a ser requisitado como concertista e como professor. Nessa época conheceu músicos consagrados, como Rossini e Cherubini, e outros de sua geração, como Mendelssohn, Berlioz, Franz Lizst eSchumann. 
Em uma de suas viagens pela Europa, em 1835, reencontrou Maria Wodzinska, que conhecera ainda criança em Varsóvia. Chopin apaixonou-se, mas, apresentando já os primeiros sinais de tuberculose, acabou rompendo o noivado por pressão da família de Maria. 
Em 1838 Chopin uniu-se à controvertida escritora Aurore Dupin, que usava o pseudônimo masculino de George Sand. O casal resolveu passar um tempo em Maiorca, mas o clima úmido da ilha piorou o estado de saúde do compositor. Em 1839, os dois voltaram para a França e em 1847 romperam definitivamente o relacionamento.
No dia 17 de outubro de 1849, Frederic Chopin faleceu, aos 39 anos. Foi sepultado no cemitério de Père Lachaise, em Paris. Seu coração foi colocado
dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz, em Varsóvia, conforme o seu pedido.
Chopin dedicou toda sua obra ao piano, com exceção de apenas algumas peças. Várias de suas obras têm influência do folclore polonês, como é o caso das mazurcas e das polonaises.



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