23 de junho de 2010

POUSSIN, RESTAURAÇÃO ( MASP )



A mostra Poussin, Restauração expõe em detalhes os processos de restauração da obra Himeneu Travestido Assistindo a uma Dança em Honra a Príapo, de Poussin EXPOSIÇÃO DO ACERVO MASP POUSSIN, RESTAURAÇÃO Período: Desde 9 de setembro de 2009 - sem previsão de encerramento, acervo do MASP Após oito meses de intensos trabalhos, uma das maiores obras do gênio francês do século XVII, Nicolas Poussin, ganha nova vida. A partir de 9 de setembro, dia em que o museu abre excepcionalmente grátis, o público poderá conferir o resultado do minucioso trabalho de restauração na obra Himeneu Travestido Assistindo a uma Dança em Honra a Príapo, datada entre 1634 a 1638, realizado pela brasileira Regina da Costa Pinto Dias Moreira, restauradora do Museu do Louvre, por Jean-Pascal Viala e Emmanuel Joyerot, restauradores franceses especializados em suporte de tela, sob coordenação da restauradora do MASP, Karen Cristine Barbosa, e Eugênia Gorini Esmeraldo, coordenadora de Intercâmbio do museu paulistano. Poussin, Restauração ocupa uma sala especial no 2º andar. Além da obra, a exposição conta ainda com um dossiê de imagens executado antes do início do processo de restauração. Este dossiê é composto por fotografias com luz direta, com luz rasante, fotografia de infravermelho, fluorescência de ultravioleta, fotografia em falsa cor e do verso, finalizando com radiografias de raios X. Todo o processo da restauração está exposto, de forma bastante didática, ilustrado com fotos e duas vídeo-projeções que revelam o complexo processo de uma restauração. O projeto foi realizado por uma equipe multidisciplinar de cientistas, físicos, químicos, radiologistas e restauradores franceses e brasileiros. Regina Dias Moreira e Karen Barbosa, além do historiador Renato Brolezzi, assinam textos que também fazem parte da mostra. O projeto de restauração foi patrocinado por CNP Assurances (Caixa Nacional de Previdência) e Caixa Seguros e trouxe ao Brasil restauradores do Museu do Louvre especialmente para trabalharem nesta pintura francesa do MASP. A restauração proporcionou vivacidade para a obra, recuperando suas cores, profundidade e todo seu esplendor. Durante o processo de limpeza, informações importantes foram reveladas, quando removida uma repintura de pudor, provavelmente do séc. XVIII, encobrindo o falo da figura mitológica de Príapo, o deus da fertilidade. Destaca-se também a remoção de repinturas próximas à borda direita que alteravam as vestimentas de um dos personagens da obra, indicado pelos historiadores como Himeneu travestido. A mostra Poussin, Restauração é parte especial das comemorações do MASP para o Ano da França no Brasil, em parceria com o Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França (C2RMF), o Museu do Louvre e a Escola de Belas Artes da UFMG. Um catálogo homônimo sobre a restauração e a obra foi lançado simultaneamente em coedição da Imprensa Oficial e do Instituto Totem Cultural. Digite aqui o resto do post
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