1 de novembro de 2010

BIOGRAFIA E HISTÓRIA
NICOLÒ PAGANINI
27/10/1782 - Génova, Itália 
27/05/1840 - Nice, França 
Paganini, Niccolò, o violinista italiano lendário b. Génova, 27 de outubro de 1782; d. Nice, 27 de maio de 1840.
Seu pai, um estivador pobre, lhe deu as primeiras lições sobre o bandolim e violino, depois que ele estudou com Giovanni Servetto, um violinista da orquestra do teatro. Por esta altura o Paganini jovens já estava compondo, ele também começou a estudar harmonia com Francesco Gnecco, e, posteriormente, estudou violino com Giacomo Costa, que organizou para ele tocar em igrejas locais.Sua primeira aparição documentada pública teve lugar na igreja de S. Filipe Néri, em 26 de maio de 1794. Foi nessa época que ele estava impressionado com a indelével franco-polonês Frédéric Auguste virtuoso do violino Durand (mais tarde anunciado como Duranowski), que era um showman brilhante. Tendo feito progresso fenomenal em seus estudos, ele foi enviado para Parma em 1795 para estudar com Alessandro Rolla. Para custear as despesas da viagem, ele deu um concerto especial em 31 de julho de 1795. Após a sua chegada a Parma, Rolla é relatado para ter dito a ele que não havia mais nada para ensiná-lo e sugeriu que a composição estudo com Paër vez. Paer, por sua vez, mandou para o seu próprio professor, Gasparo Ghiretti. Após estudar com tanto Ghiretti e Paër, Paganini voltou para Génova (1796), aparecendo como um violinista em apresentações privadas. Com a invasão da Itália por Napoleão, a família mudou-se para Ramairone. Em 1800 ele foi com seu pai em Livorno, onde deu shows, ele também apareceu em Modena. Eles voltaram para Gênova, em 1801, no mesmo ano, na companhia de seu irmão Carlo, que era também um violinista, ele foi para Lucca para tocar no Festival de Santa Croce. Sua aparição lá em 14 de setembro de 1801, foi um sucesso brilhante. Ele se estabeleceu ali, tornando-se concertino da Orquestra Nacional.
Como solista, Paganini cativado seus ouvintes pela sua pirotecnia.Durante uma participação no Livorno, ele impressionou tanto um rico comerciante francês que foi recompensado com um violino valioso.Com a chegada da princesa Elisa Baciocchi, irmã de Napoleão, como regente de Lucca (1805), a vida musical havia reorganizado. As duas grandes orquestras foram dissolvidos e substituídos por uma orquestra de câmara. Paganini foi mantido como segundo violinista, e em seguida foi feito o violinista tribunal solo (1807). Após a orquestra de câmara em si era dissolvido (1 de janeiro de 1808), ele jogou no quarteto de cordas da corte e também atuou como professor de violino com o Príncipe Felix Baciocchi. Dissastisfied com sua posição, ele rompeu com o tribunal em dezembro de 1809 e seguiu uma carreira como um virtuoso. Ele ganhou notoriedade nacional em 1813 com uma série de concertos em Milão sensacionalmente bem sucedida. Em seguida, ele viajou por toda a Itália, sua fama crescente de ano para ano e os seus vastos recursos técnicos amadurecendo e aumentando de tal forma que ele facilmente deslocadas os pretensos rivais Lafont em Milão (1816) e Lipinski em Piacenza (1818). Em 1824 conheceu a cantora Antonia Bianchi, que se tornou seu amante, ela lhe deu um filho, Aquiles, em 1825, que Paganini tinha legitimado em 1837. Em 1827 foi feito Cavaleiro da Ordem da Espora Dourada pelo papa Leão XII. Quando ele deixou a Itália para sua turnê de primeira no estrangeiro em 1828, ele ganhou imediatamente um triunfo com o seu concerto de abertura, em Viena (29 de março). Ele deu 14 concertos durante a sua estadia em Viena, e foi concedido o título honorífico de virtuoso da câmara pelo Imperador e apresentado com a medalha da cidade de St. Salvator.Ele fez sua primeira aparição em Berlim, em 4 de março de 1829.Jogou também em Frankfurt am Main, em Darmstadt, Mannheim, e Leipzig. Em 1831 ele fez sua Paris (09 de março) e Londres (03 de junho) estréias. Em seguida, ele deu concertos por toda a Grã-Bretanha (1831-1833).
fortunas artística Paganini começou a declinar em 1834, sua saúde a longo precária foi arruinada, mas ele conseguiu manter sua fama e riqueza considerável. Ele continuou a dar concertos esporádicos nos anos subseqüentes, mas ele passou a maior parte de seu tempo em sua casa em Parma, fazendo visitas ocasionais a Paris. A doença crítica em outubro 1838 levou à perda de sua voz, em novembro 1839 ele foi para Nice para a sua saúde, e lá morreu na primavera seguinte.
técnica estupenda Paganini, poder e controle, bem como a sua paixão romântica e intensa energia, fez a maravilha de sua época.Ele também não estava acima de empregar certos truques de virtuosismo, como a afinar a corda A de seu violino em um semitom ou jogar as "bruxas" dança "em uma string separando após os outros 3 no palco, em vista de seu público, com um par de tesouras. Ele também foi um compositor altamente eficaz para o violino, e fez apresentações regulares de seus trabalhos em seus concertos com grande sucesso. Dentre suas composições são de 24 "Caprichos" para Violino Solo, o "Moto Perpétuo" para Violino e Orquestra, e vários dos concertos para violino Seus trabalhos são publicados em um NAZIONALE Edizione, ed por L. et al Ronga (1976 -).... Veja também M. A. Moretti e Sorento, CATALOGO Temático DELLE musiche DI Niccolò Paganini (1983). Paganini preparou uma breve autobiografia, que foi publicada no Musikalische Allgemeine Zeitung ", XXXII (1830). Suas cartas eram ed. pelo E. Neill (Gênova, 1982).

Nenhum comentário:

Get the Flash Player to see this player.