17 de novembro de 2010

Áustria/SalzburgTerra das Músicas e das Artes
Centro histório da cidade de Salzburgo
 © Salzburg Info
A cidade de Salzburgo soube preservar uma malha urbana de uma riqueza excepcional, desenvolvida entre a  Idade  Mádia e  o  século  XIX. Quando formava uma Cidade-Estado governada por seus Príncipe-Arcebispos, a arte gótica se expandia por toda a cidade por conta de inúmeros artistas, antes que sua luz brilhasse ainda mais intensamente com a intervenção dos arquitetos italianos, Vincenzo Scamozzi e Santini Solari, a quem o centro de Salzburgo deve, em grande parte, seu marcado caráter barroco.  Este encontro entre o Norte e o Sul da Europa, não é nada desconhecido para o gênio mais ilustre de sus filhos, Wolfgang Amadeus Mozart, nascido na céntrica e mundialmente conhecida rua dos cereais “Getreidegasse”, e cuja figura evoca na cidade uma atmosfera incomparável, viva, mesmo do distante terraço da Fortaleza Hohensalzburg, ao contemplar os telhados dos edifícios do centro antigo. É grande o número de visitantes que vem a cada ano a Salzburgo para embeberse com a magia de sua arquitetura histórica, a beleza cênica de seus arredores e sua intensa vida cultural, um dos principais atrativos da cidade.

Fortaleza de Salzburgo

A Fortaleza Hohensalzburg é o marco da cidade de Salzburgo. Com um comprimento de 250m e uma largura de 150m, Fortaleza Hohensalzburg é a maior fortaleza ainda mantém na Europa Central. 
A fortaleza está localizada em uma colina acima da cidade de Salzburgo. O monte é chamado Festungsberg, que tem uma conexão com o morro Mönchsberg.
O início da construção foi em 1077 anos. A construção foi finalizada entre 12 e do século 13. As quatro torres foram construídas em 1462. Em 1479 as paredes foram levantadas e, posteriormente, acomodações no interior da fortaleza foram prorrogadas. Durante os anos a fortaleza foi sempre melhorada e reforçada até 1681.


Quando Napoleão conquistou a cidade de Salzburgo, no início do século 19, o Fortaleza não tinha mais importância. O exército francês tomou-lo sem luta.
Na primeira metade do século 19, ninguém teve o cuidado sobre o prédio, e depois de um incêndio em 1849, a fortaleza tinha negligenciado a ser renovado em 1851. Nos anos seguintes, a fortaleza foi utilizada como depósito, quartéis e calabouço. Em 1861 o imperador Franz Joseph I. lançado a fortaleza de sua função original.

De 1951 a 1981, o edifício foi renovado e aprofundado estática segura.Atualmente, a fortaleza é usado para fins turísticos. Mas há espaço também para os cursos da Academia de Verão de Salzburgo.

O teleférico para a fortaleza.

Dentro da fortaleza.




Festival de Salzburgo

 O Festival de Salzburgo ocorrem todos os verões desde 1920. Durante o festival a peça "Jedermann" de Hugo von Hofmannsthals está sempre entre as apresentações. Este desempenho também marca a hora do nascimento para o festival, quando foi jogado no 22 de agosto de 1920 na Domplatz sob a direção de Max Reinhardt.

As apresentações são realizadas em locais a seguir: 
- Grosses Festspielhaus 
- Kleines Festspielhaus, desde 2006 casa de Mozart 
- Felsenreitschule 
- Domplatz, Catedral de Salzburgo
- Residenzhof 
- Landestheater 
- Grande salão do Mozarteum
- Islandl Perner (em Hallein) 



16 de novembro de 2010

BIOGRAFIA DO MÚSICO INGLÊS
John Dunstable
John Dunstable ou Dunstaple (Dunstable, Bedfordshire, c.1390 – Londres, 24 de dezembro de 1453) foi o primeiro grande músico inglês (século XV). Nascido numa data que pode estar entre os anos de 1370 a 1400, o mais provável que seja por volta de 1390, pouco se sabe sobre sua vida. Além de músico, foi matemático e astrônomo. Dunstable esteve a serviço do duque de Bedford entre 1422 e 1435, durante sua regência sobre a França, morando lá por muitos anos. Há controvérsias ser ele ou não John Dustavylle, relacionado à Catedral de Hereford entre 1419 a 1440. Serviu ainda Joana de Navarra, segunda mulher deHenrique IV. John Dunstable morre no dia 24 de dezembro de 1453.
Dunstable é o responsável pela renovação harmônica na música, ao empregar sistematicamente tríades com terças e sextas no tratamento polifônico de suas obras. Este estilo, também conhecido como o falso bordão inglês seria o prenúncio da riqueza melódica presente em todo o renascimento. Apesar da sua música carregar características medievais, como o isorritmo e textos diferentes nas vozes, Dunstable é considerado o primeiro compositor renascentista. Dunstable foi também o primeiro compositor que se conhece que teve a preocupação de preparar as dissonâncias, isto é, a música era conduzida até elas, não eram mais uma ocorrência aleatória. Foi a principal influência de músicos como Leonel Power, seu contemporâneo, com quem divide os créditos pela primeira missa feita baseadas em apenas um cantus firmus, o que lhe dava um caráter cíclico, ligando toda a obra, Guillaume Dufay e Gilles de Bins Binchois, posteriores a ele. Entre suas obras estão missas, motetos e chansons. Apesar de várias obras suas em italiano, é incerta sua autoria sobre a música Rosa bela, um dos mais belos exemplos do período.


3 de novembro de 2010

CONCERTOS
Sala São Paulo
Considerado um dos maiores violinistas do mundo, o músico israelense volta ao país, pela Sociedade de Cultura Artística, e se apresenta na Sala São Paulo nos dias 21,22,23 de novembro.


ITZHAK PERLMAN - VIOLINO
21 NOV dom 20h00
22 NOV seg  21h00 
23 NOV ter   21h00
Ludwig van BEETHOVEN

Wolfgang A. MOZART
Jean-Marie LECLAIR

Antonín DVOŘÁK
Igor STRAVINSKY 
Jean-Marie LECLAIR
Sociedade de Cultura Artística

De R$ 110,00 a R$ 250,00
Inf. e venda: 55 11 3258 3344




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