19 de julho de 2010


Representante Brasileiro no 1º Concurso Internacional de Violino
O único representante brasileiro no I Concurso Internacional de Violino, que acontece em Buenos Aires entre 10 e 21 de julho, é o brasiliense Ayrton Coelho Pisco, 15 anos, o mais jovem da competição. Ao todo, 25 músicos vão participar do concurso, com idades variando entre 15 e 27 anos.
Desde que foi selecionado para o primeiro concurso internacional da sua carreira, Ayrton vive uma dura rotina de ensaios, reproduzindo músicas de compositores consagrados, como o Concerto para Violino e Orquestra do russo Tchaikovsky.
A competição será dividida em três fases, com diferentes apresentações, variando o nível de dificuldade em cada uma delas.
Os seis primeiros coloacdos receberão uma premiação em dinheiro de US$ 15 mil para o primeiro colocado, 10 mil, 5 mil, 2.5 mil, 1.5 mil e 1 mil. Além dos prêmios para os vencedores, haverá também um para a melhor interpretação da obra de Ginastera e de tango argentino no valor de US$ 2.5 mil.
O jovem violinista já participou de várias competições nacionais e foi premiado em 2009 no IV Concurso Nacional Francisco Mignone recebendo o Prêmio Revelação. Atualmente, Ayrton faz parte da Orquestra de Brasília e participou da montagem da ópera "O Barbeiro de Servilha".

O jovem violinista
Ayrton Coelho Pisco iniciou seus estudos de violino aos três anos de idade com a ajuda de sua mãe. Aos cinco anos, passou a estudar sob a orientação de seu pai, o Professor Ayrton Macedo Pisco, no CEP/Escola de Música de Brasília.
Desde muito cedo, começou a se apresentar nos palcos de Brasília, tocando em casamentos e festas em geral. Apresentou-se nos mais diversos lugares e ocasiões entre os quais, o Palácio do Planalto, onde se apresentou como solista frente a diversas autoridades.
Atuou como solista frente às Orquestras da Escola de Música de Brasília e do Curso Internacional de Verão de Brasília incontáveis vezes, onde executou obras de Sarasate (Navarra, Capricho Basco, Zapateado entre outras), Mozart (concerto V), Paganini (Concerto 1), V. Monti (Czardas), Bazzini (La ronde des Lutins), Heifetz (Hora staccato) etc.
Get the Flash Player to see this player.