23 de julho de 2010


Festival de cinema em Nova York faz homenagem ao Cinema Novo
Dzi Croquettes, cena do filme que estará em cartaz no "Festival Brazil" em Nova York .
Dzi Croquettes, cena do filme que estará em cartaz no "Festival Brazil" em Nova York .
Estreou nesta quinta-feira, em Nova York, o Festival Premiere Brazil, realizado em parceria com o Festival de Cinema do Rio de Janeiro e o Museu de Arte Moderna de Nova York – MoMA. O evento, que acontece há oito anos, promete reunir mais de dez mil espectadores. A programação traz uma homenagem ao Cinema Novo.

A oitava edição do plebiscitado Festival Premiere Brazil, em Nova York, faz uma homenagem ao Cinema Novo e traz cópias restauradas de clássicos brasileiros. A programação 2010 é um mix de clássicos e lançamentos. Ao mesmo tempo em programam novidades, os organizadores buscam relembrar os filmes que fazem a história do cinema brasileiro. Nesta edição, o cineasta em destaque é o diretor Cacá Diegues, que terá dois de seus maiores sucessos na década de 70 projetados na Big Apple, os longas Xica da Silva e Bye Bye Brasil.
Além da história do cinema, o festival traz as novas linguagens que fazem parte da atual produção brasileira. Ao todo serão dez longas e quatro curtas-metragens, entre eles Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, e Dzi Croquettes, de Raphael Alvarez e Tatiana Issa. O filme que conta a história da trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Lula, o Filho do Brasil, de Fabio Barreto – também está em cartaz e faz sua estreia no circuito internacional.
O Premiere Brazil também apresenta sessões dedicadas à música brasileira. Este ano, o evento traz uma nova safra de artistas, como o grupo de maracatú Nation Beat e o Wax Poetic Brasil, com participação da cantora Thalma de Freitas, de Adriano Santos, Pierre Aderne e Alexia Bomtempo.

  leia mais...
Get the Flash Player to see this player.